A relação médico x
paciente ganhou novos formatos
com a comodidade da tecnologia. Isso também se reflete na forma como
novos pacientes chegam à academia.
As plataformas de colaboração - e até as avaliações do
Google Meu Negócio - agora são referência pela qualidade de cada
serviço, clínica ou especialista. Além disso, jovens
profissionais e novos participantes do mercado demonstraram como
a presença digital pode ajudar
a atrair novos pacientes.
Neste novo contexto, investir em Marketing de
Saúde é uma necessidade óbvia e deve ser conduzido de forma
responsável e ética. O marketing médico
também evoluiu para o ambiente digital, acompanhando a evolução da
relação médico-paciente e profissional de saúde.
O bom relacionamento pessoal e a satisfação do
paciente são boas práticas que devem ser mantidas. No entanto, o
mercado interativo no mundo digital está se aprofundando cada vez
mais. Posicionar-se moralmente neste mundo é uma necessidade crescente.
Por que investir em marketing de saúde?
1. Relação custo x benefício
Ao investir em marketing de saúde, o profissional se depara com o
desafio de ouvir o mercado. Você percebe rapidamente como
essa postura pode ser benéfica para sua clínica ou consultório. Ao
definir uma boa estratégia, é possível obter ganhos significativos em termos
de imagem, marca e movimento.
Além disso, a relação custo-benefício de realizar ações de Marketing de
Saúde é extremamente positiva, principalmente se o foco for em ações
de Marketing Digital. O ambiente digital permite ações de um custo
muito menor para o marketing tradicional. Além disso, permite maiores
segmentos públicos e total de desempenho e resultados de medição.
2.
Tiragem principal
Outros pontos fizeram mais e mais
especialistas médicos que investem
em marketing médico é o escopo das ações. Anúncios no Google AdWords, Facebook, Social Media, conteúdo médico de ação de marketing, finalmente ganhando muitos objetos maiores. Esses
mecanismos representam um meio
de revelar os nomes de especialistas,
clínicas ou hospitais com excelente espectro -
e a custos muito razoáveis. Portanto, eles obtêm resultados
muito melhores do que a comunicação oral ou instrução.
2. Retorno do Investimento (ROI)
Ao investir em marketing de saúde,
logicamente espera-se um retorno do investimento. Esse retorno
depende dos objetivos da estratégia de marketing que foram
identificados e gerenciados. Isso pode ser para construir
imagem no mercado, fortalecer o nome (ou marca), aumentar o
número de pacientes ou o número de procedimentos, etc. Bons gerentes
de marketing de saúde precisam medir o desempenho de todas as
iniciativas.
Ao investir em ações digitais, esse rastreamento
é facilitado, pois tudo é medido: visitas ao site, curtidas, engajamento e até as
pessoas interagem com cada ação. Esse “controle” auxilia na
mensuração do ROI - Retorno sobre o Investimento.
Por
estar atrelado ao baixo custo das ações digitais, é mais um motivo para
investir em Marketing de Saúde.
. Seu público está na internet e você pode interagir com eles
As redes sociais são importantes para médicos e profissionais de
saúde. Seus pacientes, suas famílias e amigos e potenciais
futuros pacientes estão todos dentro deles.
E eles trocam informações e orientações.
Pensa-se geralmente que isto não se aplica a uma
determinada especialidade médica. Às vezes, por faixa etária do
paciente ou mesmo por perfil de especialidade. Afinal, a
busca de um paciente por atendimento pode ser motivada por
um desejo ou necessidade.
No
entanto, vale ressaltar que a idade de não participar do ambiente digital
é dos familiares. E, nesses casos, na maioria das vezes, é a família quem
determina quem vai cuidar desse paciente. Seja filho, neto ou irmão, não há
dúvidas de que as buscas no Google e as interações com amigos nas
redes sociais estão entre as primeiras escolhas para encontrar
referências médicas e profissionais.
No momento em que seu público identificar uma presença ativa e a
possibilidade de exposição constante, ele perceberá maior valor em
seu negócio. Esse posicionamento agrega credibilidade ao seu nome
no mercado.
É importante lembrar que é fundamental interagir e estar presente nas
redes sociais de forma ética e responsável, de acordo com as normas do
CFM - Conselho Federal de Medicina.
5.
Responsabilidade social
Muitos profissionais de saúde reconheceram a necessidade de uma posição
pública sobre responsabilidade social. Afinal, a sociedade está faminta
por informações sobre saúde – e a internet continua sendo o principal
canal de distribuição de informações. Com isso, aumentou o trabalho
de esclarecer dúvidas, acabar com mitos e notícias falsas e informar
o público com conteúdo adequado.
Este posicionamento pode ser comparado a ações de Marketing de
Conteúdo. Nesta abordagem de marketing, o que funciona é a
informação. Baseia-se no princípio da informação pública
gratuita e na constituição da autoridade que tem autoridade sobre o assunto
– ou a profissão médica.
Este é um trabalho de médio a longo
prazo, mas traz resultados a
longo prazo. Uma boa opção para investir em marketing médico.
Agora que você já conhece os bons motivos para investir em Marketing de
Saúde, ainda vale a pena pensar.
Muitos
profissionais médicos não seguem esse caminho por falta de tempo. Mas
existem empresas no mercado especializadas em desenhar estratégias e implementar
ações, além de gerenciar resultados para garantir o retorno do
investimento em Marketing. Se precisar, conte com a gente! A ohline é uma
agência em marketing de saúde. Ajudamos
profissionais de saúde,
clínicas e hospitais a alcançar
objetivos de visibilidade, branding
e autoridade em suas áreas de especialização. Contate-Nos!
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